Aprovei Campos dos Goytacazes/RJ
Confira o resumo do edital
RESUMO DE EDITAL
» Informações Gerais – Cargos: Pedagogo e Professor EAI
• Órgão: Município de Campos dos Goytacazes/RJ
• Situação do Edital: Edital de Concurso Público nº 1/2025
• Regime: Estatutário
• Banca Organizadora: Instituto Consulplan
• Período de Inscrições: Das 16h do dia 29 de dezembro de 2025 às 16h do dia 28 de janeiro de 2026
• Taxa de inscrição: R$ 110,00
• Data da Prova Objetiva: 08 de março de 2026
• Etapas da Prova: Prova Objetiva; Prova Discursiva; Avaliação de Títulos
• Validade do Concurso: 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período
» Cargos, Vagas, Requisitos e Vencimentos:
• Cargo: Pedagogo
• Atribuições: Participar da elaboração e execução do projeto político-pedagógico; elaborar propostas educacionais; promover ações pedagógicas; acompanhar, orientar e avaliar o processo de ensino e aprendizagem; atuar no planejamento e desenvolvimento de ações educacionais, conforme Anexo II.
• Escolaridade Exigida: Curso Superior em Pedagogia
• Vagas: 80 vagas + Cadastro de Reserva, sendo 64 (AC); 8 (PcD*) e 8 (P/P/I/Q*)
• Vencimento básico inicial: R$ 4.200,16
• Benefícios: – Gratificações e adicionais previstos em legislação municipal, bem como outros benefícios que vierem a ser criados; – Desenvolvimento funcional, conforme legislação em vigor.
• Jornada de Trabalho: 20 horas semanais
» Cargos, Vagas, Requisitos e Vencimentos:
• Cargo: Professor EAI
• Atribuições: Planejar, executar e avaliar atividades pedagógicas; elaborar planos de aula e materiais didáticos; ministrar aulas; acompanhar e avaliar o processo de ensino-aprendizagem; aplicar instrumentos de avaliação e estratégias de recuperação; orientar alunos em atividades pedagógicas e projetos; participar do planejamento, avaliação institucional, reuniões pedagógicas, conselhos de classe, formação continuada e reuniões com pais; colaborar na articulação escola-família-comunidade; utilizar recursos didáticos e tecnológicos; promover ambiente escolar seguro, inclusivo e democrático; cumprir carga horária de regência, planejamento e atendimento aos alunos; zelar pela conservação do material e do espaço físico; observar normas legais e regimentais; exercer funções de suporte pedagógico quando designado.
• Escolaridade Exigida: Curso de Nível Médio na modalidade Normal ou Curso de Nível Superior na modalidade Normal Superior ou Curso de Nível Superior em Pedagogia
• Vagas: 732 vagas + Cadastro de Reserva, sendo 586 (AC); 73 (PcD*) e 73 (P/P/I/Q*)
• Vencimento básico inicial: R$ 3.650,83
• Benefícios: Gratificações e adicionais previstos em legislação municipal, bem como outros benefícios que vierem a ser criados; – Desenvolvimento funcional, conforme legislação em vigor.
• Jornada de Trabalho: 30 horas semanais
• Lotação / Local de Atuação: Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia – unidades da rede municipal de ensino
Motivos para estudar com este curso
• Professores especializados e com ampla experiência em concursos públicos;
• 100% online para você assistir de onde quiser (com acesso à internet);
• Acesso ilimitado. Assista quantas vezes quiser pelo período de 365 dias;
• Videoaulas com altíssimo padrão de gravação;
• Videoaulas podem ser aceleradas para otimizar ainda mais seu tempo de estudo;
• Toda estrutura foi desenhada para sua melhor produtividade e resultados.
Opções para este curso
54 aulas disponíveis no curso – Teoria e Questões Comentadas.
Sequência de Aulas
01 – Linguagem Própria e Figurada
02 – Revisão: Linguagem Própria e Figurada
03 – Semântica: Sinonímia e Antonímia
04 – Revisão: Semântica
05 – Ortografia: Mal / Mau
06 – Ortografia: Uso dos Porquês
07 – Ortografia: Mas / Mais
08 – Ortografia: A fim de / Afim
09 – Ortografia: Em vez de / Ao invés de
10 – Substantivo
11 – Artigo
12 – Numeral
13 – Interjeição
14 – Adjetivo
15 – Advérbio – Parte 1
16 – Advérbio – Parte 2
17 – Preposição
18 – Revisão: Advérbio e Preposição
19 – Regência Verbal e Nominal – Parte 1
20 – Regência Verbal e Nominal – Parte 2
21 – Crase – Parte 1
22 – Crase – Parte 2
23 – Revisão: Regência e Crase
24 – Conjunção – Parte 1
25 – Conjunção – Parte 2
26 – Conjunção – Parte 3
27 – Pronome
28 – Revisão: Pronome
29 – Colocação Pronominal
30 – Revisão: Colocação Pronominal
31 – Orações Subordinadas Adjetivas e Explicativas
32 – Verbo – Transitividade Verbal
33 – Verbo – Vozes Verbais
34 – Verbo – Formas Nominais
35 – Verbo – Tempos e Modos Verbais – Parte 1
36 – Verbo – Tempos e Modos Verbais – Parte 2
37 – Concordância Verbal e Nominal
38 – Concordância Verbal – Casos Especiais – Parte 1
39 – Concordância Verbal – Casos Especiais – Parte 2
40 – Concordância Nominal – Casos Especiais
41 – Pontuação – Parte 1
42 – Pontuação – Parte 2
43 – Pontuação – Vírgula – Parte 1
44 – Pontuação – Vírgula – Parte 2
45 – Pontuação – Vírgula – Parte 3
46 – Pontuação – Vírgula – Parte 4
47 – Acentuação Gráfica – Parte 1
48 – Acentuação Gráfica – Parte 2
49 – Acentuação Gráfica – Parte 3
50 – Interpretação de Textos – Parte 1
51 – Interpretação de Textos – Parte 2
52 – Interpretação de Textos – Parte 3
53 – Simulado de Revisão Geral – Parte 1
54 – Simulado de Revisão Geral – Parte 2
Bloco I – Conhecimentos Gerais: Direitos Humanos
18 aulas disponíveis no curso – Teoria e Questões Comentadas.
Sequência de Aulas:
01 – Lei Federal nº 13.146 – Estatuto da Pessoa com Deficiência
02 a 06 – Declaração Universal dos Direitos Humanos
07 a 09 – Estatuto do Idoso
10 a 17 – ECA
18 – Combate ao bullying -Lei 13.1852015– Institui Programa de Combate à Intimidação Sistemática
Aulas em gravação
Bloco II – Conhecimentos Pedagógicos
11 aulas disponíveis no curso – Teoria e Questões Comentadas.
Sequência de Aulas:
01 – Constituição Federal de 1988 – Título VIII, Capítulo III
02 – LDB – Lei Federal nº 9394/1996
03 – Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica.
04 a 06 – Educação, trabalho, formação profissional e as transformações da educação básica | Função histórica e social da escola | Contribuições de Piaget, Vygotsky e Wallon | Psicologia do desenvolvimento
07 – Organização do processo didático: planejamento, estratégias e metodologias, avaliação. Avaliação como processo contínuo, investigativo e inclusivo. A didática como fundamento epistemológico do fazer docente.
08 – Currículo e cultura. Conteúdos curriculares e aprendizagem. Projetos de trabalho. Interdisciplinaridade e contextualização. Multiculturalismo.
09 – A escola e o Projeto Político-Pedagógico (PPP)
10 – Educação Especial e Inclusiva
Aulas em gravação
Bloco III – Conhecimentos Específicos – Pedagogo
19 aulas disponíveis no curso – Teoria e Questões Comentadas.
Sequência de Aulas:
01 – Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8.069, de 1990
02 – ECA (Atualização)
03 – Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil ( Volume 3)
04 – Gestão Escolar Democrática. Estrutura das organizações escolares.
05 – A organização escolar. Elementos da cultura escolar: saber escolar; método didático; avaliação escolar; e, fundamentos das relações coletivas para o trabalho docente. O processo didático educativo.
06 – Fonseca, Lúcia Lima da. O universo na sala de aula uma experiência em pedagogia de projetos
07 – Parte I – Currículo e construção do conhecimento
08 – Parte II – Currículo e construção do conhecimento
09 – Parte III – Currículo e construção do conhecimento
10 – Comportamento Organizacional – Gestão de Conflitos
11 – Comportamento Organizacional e Motivação
12 – Comportamento Organizacional e Motivação
13 – Comportamento Organizacional – Teorias Motivacionais
14 – Comportamento Organizacional – Liderança
15 – Comportamento Organizacional – Gestão de Conflitos
16 – Trabalho em Equipe
17 – Relacionamento Interpessoal – Inteligência Emocional e Conduta
18 – Relacionamento Interpessoal – Rapport
Aulas em gravação
Conhecimentos Pedagógicos e Legislação
8 aulas disponíveis no curso – Teoria e Questões Comentadas.
Sequência de Aulas:
01 – Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Decreto nº 11.556/2023
02 – Direito à educação | História da educação infantil | Criança e infância: conceito de infância | Visão histórica e crítica
03 – Concepções de ludicidade: jogo; brinquedo; brincadeira; interações; e, linguagem no processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança.
04 – Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação.
05 – Brincar é coisa séria
06 – Desenvolvimento da escrita | Linguagem verbal e não verbal | A criança e a sociedade letrada.
07 – Reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita
Aulas em gravação
Sem cursos vinculados a este conteúdo.
Aprovei Campos dos Goytacazes/RJ
Investimento
AULAS DEMONSTRATIVAS
Confira as aulas disponíveis para este curso
DEPOIMENTOS
Opinião de quem já foi aprovado
Equipe atenciosa e com ótimos professores. Só a localização a noite que deixa a desejar porque é um pouco deserto. Mas, tem bastante gente que sai junto e já ajuda.
Simone Barbosa
Cursos alinhados com os editais e professores qualificados.
Ritinha Barros
Curso excelente, professores super qualificados e de boa didática!!
Willian Simoes
Escola muito boa, gostei muito dos professores, a professora Maria de Lurdes de português é ótima.
Adriana Oliveira
Louco para colocar em pratica no concurso o que aprendi
Gustavo Mateus
Ótima estrutura e atendimento perfeito.
Samuel Crivellari
A melhor escola de Campinas, começa no atendimento, excelente atendimento, professores ótimos, didática maravilhosa! Nota mil e muito mais eu recomendo eternamente.
Rosa Vonsoski
Excelentes professores atendimento nota 10
Cleuma Barbosa
Seja Municipal, Federal ou Estadual, prepara-se com os melhores cursos. Com a Assinatura Aprovei Club tenha acesso ilimitado a todo o conteúdo da plataforma, cursos completos e materiais em PDF.
Institucional
Atendimento
Formas de Pagamento
© 2025 Aprovei Concursos - Todos os direitos reservados.