O edital do Concurso Nacional Unificado (CNU) 2025 foi publicado! Conhecido como “Enem dos Concursos”, o certame é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e oferece 3.652 vagas (2.480 imediatas + 1.172 para cadastro de reserva) em 36 órgãos federais. As oportunidades são para níveis médio, técnico e superior, com salários que podem chegar a R$ 17 mil.
Cronograma Principal
Fique atento às datas mais importantes do concurso:
- Período de Inscrição: De 02 a 20 de julho de 2025.
- Taxa de Inscrição: R$ 70,00 (valor único).
- Prova Objetiva: 05 de outubro de 2025.
- Prova Discursiva: 07 de dezembro de 2025.
Os Blocos Temáticos
As vagas estão organizadas em 9 blocos temáticos. O candidato escolhe um bloco e pode concorrer a todos os cargos dentro dele.
Bloco 1 – Seguridade Social
789 vagas de nível superior em Saúde, Assistência Social e Previdência, para órgãos como INSS, Ministério da Saúde e Comandos Militares.
Bloco 2 – Cultura e Educação
130 vagas de nível superior para cargos como Pesquisador e Técnico em Assuntos Educacionais e Culturais, em órgãos como IPHAN, Funarte e ENAP.
Bloco 3 – Ciências, Dados e Tecnologia
212 vagas de nível superior para áreas como Tecnologia da Informação, em órgãos como ITI, INSS e Comandos Militares.
Bloco 4 – Engenharias e Arquitetura
306 vagas de nível superior para Engenheiros, Arquitetos e correlatos, em órgãos como IPHAN, Comandos Militares e ministérios.
Bloco 5 – Administração
1.171 vagas de nível superior, incluindo o cargo de Analista Técnico Administrativo do MGI (1.000 vagas), além de vagas para Contador e outras funções de gestão.
Bloco 6 – Desenvolvimento Socioeconômico
286 vagas de nível superior para cargos como Especialista em Regulação e Analista de Desenvolvimento Socioeconômico.
Bloco 7 – Justiça e Defesa
250 vagas de nível superior para o cargo de Analista Técnico de Justiça e Defesa do MGI.
Bloco 8 – Intermediário Saúde
168 vagas de nível técnico para cargos como Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia e Técnico em Pesquisa.
Bloco 9 – Intermediário Regulação
340 vagas de nível médio para cargos de Técnico em Regulação em diversas Agências Reguladoras (ANAC, ANM, ANP, ANS, Anatel, etc.).
Etapas do Concurso
A seleção será composta por Prova Objetiva, Prova Discursiva, Avaliação de Títulos e, para alguns cargos, Curso de Formação.
O “Enem dos Concursos” é uma realidade e uma oportunidade histórica de ingressar no serviço público federal. Com milhares de vagas e um modelo inovador, este é o momento de escolher sua área, focar nos estudos e garantir sua inscrição. A sua dedicação definirá o seu sucesso em um dos maiores concursos da história do país. Não perca esta chance!